26 de maio de 2017

NA COZINHA: BOLO VERDE DE LIMÃO



Se tem uma coisa nessa vida que eu adoro fazer além de dormir, é comer. Quem não?! E depois que eu descobri essa receita mara de bolo, não quero mais outra coisa.

Bolo de limão já é bom, mas bolo de limão verdinho, que remete a infância? Ah, isso não poderia ser melhor 😃

A foto acima é meramente ilustrativa porque quando fiz o bolo a foto não ficou boa e na outra vez que fiz eu esqueci de tirar foto, o bolo estava muito bom e não deu tempo, sorry.

Quando fiz o bolo, a medida que usei foi para uma forma redonda de 30 cm de diâmetro.

Vamos a listinha do que utilizei. 

INGREDIENTES

4 ovos
3 colheres de sopa de manteiga ou 1/2 xícara de óleo
3 xícaras de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo 
1 xícara (aproximadamente) de leite 
1 colher de sopa de fermente em pó
1 gelatina em pó de limão

COBERTURA 

1 lata de leite condensado 
suco de 2 limões 

PS: confesso que não é nada fácil relatar aqui a receita que uso, normalmente vou muito no olho e não dá errado e eu gosto de bolo alto, acho que fica mais bonito visualmente, então não se assustem com a quantidade de farinha acima. 

MODO DE PREPARO DA MASSA:

* unte a forma a ser utilizada com manteiga e farinha para não esquecer e pré-aqueça o forno em no máximo 180º C *

Antes eu começava pela farinha, mas fui aprendendo com o tempo que eu preciso bater os ovos, para que o bolo não fique com cheiro de ovos depois de assado, isso seria uma catástrofe total.

Geralmente eu começo batendo os ovos, depois de batidos acrescento o açúcar aos poucos e quando estiverem uniforme acrescente a manteiga e continue batendo. Após misturar esses 3 primeiros ingredientes, adicione a farinha de trigo aos poucos, aos poucos vá misturando. Quando a massa estiver um pouco pesada, adicione o leite e continue batendo [tudo isso no bracinho]. Quando você perceber que a massa está em ponto de massa de bolo, nem muito mole nem muito rígida, você deve acrescentar o pó da gelatina e mexer, quando ele dissolver, acrescente o fermento em pó e mexa. Após isso coloque a mistura na forma que irá ao forno, que já deve está devidamente aquecido e deixe o bolo assar por 40 minutos. Depois de 40 minutos de assado, se o seu forno for daqueles bem potentes, você pode abrir e espertar, se a massa não grudar, já sabe, pode desligar o forno. O meu bolo geralmente fica de 40 à 50 minutos no forno para esse tamanho. 

Já a cobertura de limão: basta apenas misturar a lata de leite condensado com o suco dos dois limões. Eu gosto de furar o bolo todo para a cobertura dá uma molhada nele enquanto ainda estiver quente. 

Espero que gostem da receita e assim que eu fizer outro, colocarei a foto no insta da blog, você já segue? Se não clica aqui. 🙏


2 comentários: