31 de janeiro de 2014

[Ir]responsabilidade financeira.

Esse post já havia sido escrito há semanas, mas fiquei com receio de publicar e agora definitivamente saiu, mas de uma forma bem diferente de como havia escrito-o na primeira vez. Com vocês dois post em um. A irresponsabilidade financeira e uma escolha dolorida. 


Sempre me considerei muito responsável, na vida e principalmente no financeiro. Mas isso mudou de dois anos pra cá, é, porque já se faz 2 anos que comecei a trabalhar, a comprar, comprar e comprar, ops: a pagar contas e a não guardar dinheiro.

Porque assim, eu não tenho uma conta, é aquela tal conta poupança que todo ser humano deveria ter. Toda vez que entro no banco, tenho preguiça de enfrentar fila e fazer a minha, ou seja, vejo dinheiro e gasto. Isso é feio, é horrível, é assustador.

Acontece que a ficha só foi cair agora depois das minhas últimas férias. Perceber que você havia gastado [quase] tudo o que tinha e até o que era pra ser depositado numa conta quando fosse criar é terrível. E agora, o que fazer? O jeito é parar de gastar, criar uma conta decente e investir na minha vida para daqui a alguns anos. Há muita vida além das compras, gente.

Eu sei que falar sobre dinheiro é uma situação bem pessoal, mas por essa experiência acho bacana passar pra vocês o que passo. Sou consumista assídua mesmo e tenho vergonha disso. Parcelo uma peça às vezes em 3 ou 4 parcelas, daí compro outra e faço o mesmo, até que no fim, não paro mais de pagar fatura. Abro meu armário e só vejo roupas que estão paradas lá há meses, mas não queria que fosse assim. Comprei por impulso, ou seja, foi dinheiro jogado fora.

Gente, eu quero aprender que a vida é linda e que existe muito mais coisa fora das vitrines, fora do cartão de crédito e das suas faturas salgadas.

Agora eu sou uma universitária. Pretendo casar um dia, ter filhos, comprar uma casa, ser independente, cursar línguas, viajar pelo Brasil, fazer um intercâmbio, só que tudo isso requer dinheiro. Então fiz uma escolha e espero conseguir cumprir [vocês já vão saber qual é].

Não é que tenha virado moda essa escolha que fiz, mas é que quando você vai ficando mais velha, percebe que não vale a pena ter um armário lotado se não tiver criatividade para fazer combinações diferentes. Nada irá adiantar eu continuar comprando e usando a velha camiseta branca de feirinha e a calça skinny e uma sapatilha qualquer. Dá pra fazer muito mais que isso, mas haja paciência e desenvolvimento da criatividade com roupas.

Enfim, o que quero dizer é que, tenho visitado muitos blogs e a maioria deles tem uma coisa em comum, que é ficarem alguns meses sem consumir um par de brincos se querem saber. E eu decidi fazer isso depois de conhecer a fundo a história da Jojo, o blog da Talita e o post da Paula. A intenção é anotar meu salário, mas os meus gastos com a faculdade e guardar alguma coisa. Prometo criar uma conta logo.

Imagina se eu começo a namorar e decidimos casar, sei lá, daqui a uns 4 anos, cadê dinheiro pra isso? Então, começo a pensar em tudo o que ando planejando agora, a ficha está caindo e não dá pra continuar consumindo e esquecer que os pés têm é que ficar no chão e não nas nuvens.

Quanto as minhas últimas compras. Lembro-me de ter comprado camisetas, cordões e brincos em dezembro.

Em janeiro lembro que comprei um scarpin de oncinha na C&A, mas pretendo trocar e comprei um par de brincos.

Meu objetivo é conseguir ficar pelo menos seis meses sem comprar nada relacionado à moda. Vou relatar pra vocês aqui sempre que dê sobre o meu sofrimento. Meu trabalho é pertinho das lojas que mais AMO, então, sempre passo por perto.

Ontem mesmo vi uma calça boyfriend que estou louca pra ter uma, ainda mais nesse calor, mas ela custa R$ 80,00 e eu não estou nenhum pouco a fim de pagar tudo isso.

Por fim, espero que vocês me ajudem nessa luta.

E que aprendam que se você é consumista como eu, nós nunca devemos ter dinheiro em vista.


Beijos, Camila!

8 comentários:

  1. Você reconhecer que tem algo errado ai e perceber que isso vai atrapalhar seu objetivo de vida já é uma grande passo. Melhor ainda é você se predispor a mudança.
    Roupa é legal? É muito legal, mas realmente a vida vai além. E qual a história que vc quer deixar para trás? Vou te vigiar daqui, mocinha!
    Lembre-se que os seus sonhos e objetivos são maiores do que sua compulsidade! Boa sorte e força. Estamos juntas nessa! :)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava daqui, aguardando ansiosamente pelo teu comentário. Na bagagem da saudade sempre vem muita parceria, obrigada pela força. Espero conseguir mesmo, tá sendo difícil já olhar as coisas da moda, vê que tem o que tá na minha wishlist e não poder comprar nada, porque agora sou grandinha e tenho objetivos! ♥

      Excluir
  2. Camilinha linda, espero que consiga ficar esses meses sem comprar! Vou acompanhar de perto essa sua saga. Parabéns pela sua disposição! Estou torcendo por você! Beijos.
    www.saiadecrepom.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que amor.. Carla, muito obrigada pelo incentivo, como disse, tudo isso será muito bem vindo. É tudo muito difícil e tentador e espero conseguir mesmo. Beijão :)

      Excluir
  3. E ai eu me pego lendo algo que diz muito sobre mim, em falar em valores fico espantado com o que eu tenho gastado ultimamente, do meio do ano pra lá farei um voto comigo mesmo, Junho a Dezembro sem gastar nada ligado a vestuário. Vou até tentar escrever um pouco sobre isso também, acho que isso nos dá um gás a mais.
    Vai com tudo Cah, cê conseguirá! ;)
    www.blogdocantuaria.blogspot.com (desatualizado por enquanto.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, seu lindo.. Mas essas coisas acontecem mesmo e quando a gente para pra prestar atenção direito tomamos um susto e nos "arrependemos", pelo menos eu tô assim.. E esse é o voto que fiz comigo mesma e meus amigos tem me ajudado bastante. assim que começar me avisa, vou te apoiar com certeza. Não estou comprando nem acessórios, nem peças de roupas, nem sapatos e nem bolsas, nem camisetas pro verão senegalês que anda fazendo. É triste? é, mas será recompensador poder ir pra faculdade sem a cabeça quente, sem sofrer pensando se conseguirei pagar ou não a mensalidade daquele mês. Enfim, obrigada pelo apoio too. Beijos e escreve mesmo! :)

      Excluir
  4. Ei Camila!
    Que legal esse texto! E adorei ter sido incluída nele!
    Realmente, depois de tanto tempo em que blogs de moda incentivavam o consumo, chegou a hora de reverter esse quadro e começar a incentivar a criatividade e a auto-estima!
    Com certeza existe vida além das vitrines!
    E perceber isso é um grande passo para começar a dar prioridades aos nossos sonhos e consequentemente viver uma vida mais equilibrada e feliz!
    Conte comigo nessa saga!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que AMOR Talita, não esperava um comentário teu por aqui, rs.. Pois é, ando visitando blogs que fazem a diferença na blogosfera. Que incentivam o consumo consciente, a auto confiança e auto estima, que incentivam a criatividade.. E eu espero conseguir passar por essa fase e realizar as minhas prioridades.
      Obrigada pela força, Tata, super beijo!

      Excluir