5 de agosto de 2017

6 DICAS PARA VOCÊ SE TORNAR UM CONSUMIDOR AINDA MAIS CONSCIENTE

Depois de ler esse post do Chata de Galocha, decidi adiantar esse post aqui [é que ele estava programado para daqui a uns dias]. A realidade em que estamos vivendo e os dias de liquidação invadindo nossas telas, exigiu minha presença sobre o consumo consciente mais uma vez e eu não poderia negar.

Sempre que se fala em consumo consciente, a ideia que temos é que isso é algo bem longe da nossa realidade; inalcançável ou até mesmo impossível; ou que precisaríamos deixar de comprar em fast fashion e consumir mais nas marcas autorais ou em nas slow fashion. Mas com pequenas atitudes durante o decorrer da vida, você pode abrir os meios para se tornar um consumidor mais consciente nas futuras escolhas.


Na realidade, se pararmos pra pensar sobre as compras que fazemos, é bem possível que mais da metade das peças de roupas, acessórios, sapatos e bolsas não são usados há um bom tempo. Ou a gente guarda pensando que vamos usar na próxima estação, mas ela chega e não usamos; ou acreditamos que vamos emagrecer uns quilos pra enfim entrar naquela calça; ou até mesmo perder uns centímetros de braço pra blusa deixar de ficar apertada; ou porque temos apego a determinadas peças. Mas no fim o que acontece é que, por mais que a gente pendure ela no cabide ou guarde no melhor espaço da gaveta, ela continua não sendo usada.

Se você tem mais peças não usadas do que usadas, é hora de rever o seu consumo [e também aprender a desapegar]. 


Mas como se reeducar não é uma tarefa das mais fáceis, lá vai algumas dicas que talvez você já tenha visto por aí e já conheça, e agora é a hora de colocarmos ela em prática.

Digo por conta própria, por mais que eu tenha uma vontade absurda de consumir algumas peças [principalmente nessa liquidação de inverno onde tem botinha por 79, ou pantalona à 39), tenho tentado ao máximo fazer alguns renovos no armário com o que tenho. Seja otimizando a peça com botões novos, ou fazendo um DIY pra evitar de comprar a calça do momento, seja customizando e dando uma cara nova ao blazer, seja usando sapatos que não uso há tempo, seja doando ou vendendo peças. 

Fazer tais atos ajuda a manter a mente e o bolso equilibrados, já que a gente consome tanto e no fim, de fato usamos tudo o que temos muito pouco. Ao fim das dicas, te garanto que se você praticar algumas delas, a leveza será certa. Além de que irá economizar uns reaiszinhos, vai contribuir na amenização da poluição e de quebra pode ajudar alguém com aquela doação mara. <3

1. Você pode começar optando por consertar invés de substituir

Nada de substituir a camisa branca só porque o botão caiu, ou de deixar o vestido porque ele deu um pequeno rasgo. O botão você compra em lojas de costura e o rasgo é só dá um ponto com agulha que fica tudo certo, mas se o problema for com jeans, veja esse vídeo. Se você não souber consertar as peças, certamente a sua costureira do coração saberá te ajudar. Isso já será uma economia e tanto. :) 

2. Use os produtos até o fim

A gente sempre quer se atualizar do que tem de novo no mercado e por conta disso, as vezes acabamos comprando um creme de pele novo mesmo quando temos um outro pela metade, compramos botas quando temos uma que só foi usada poucas vezes e por aí vai. Roupas e acessórios no geral foram feitos para serem usados até terem um fim, engana-se quem acha que roupa só foi criada para usar apenas uma vez. Sendo assim, use o que tem até acabar, é uma forma de não desperdiçar dinheiro e ainda colocar a criatividade pra jogo ao usar aquela peça. E claro, quando for consumir, tá valendo comprar roupas em brechós ou itens de feiras vintage, assim você ajuda a estender a vida da peça sem peso na consciência. <3

3. Invista no consumo colaborativo

Ao invés de jogar fora aquilo que não usa mais, troque, alugue, empreste ou doe. Além de economizar grana, você evitará que esses itens virem lixo. Se você não souber mais o que fazer com o que tem guardado no armário, compartilha com as amigas, faz uma doação, "troca figurinha", organiza um bazar entre elas, tá valendo de tudo, inclusive compartilhar objetos de decô (principalmente de festas infantis que sempre sobra).

4. Apoie as marcas locais

Quando você compra de produtores locais e até mesmo de designers independentes, você não apenas contribui para um comércio mais justo, como também incentiva modelos mais inovadores, éticos e ‘limpos’ de produção. Então tá valendo conhecer as marcas das redondezas e até mesmo saber o procedimento do processo de produção delas. Que tal?

5. Reveja seu armário

Esse é o momento que antecipa o item 6. Tire um tempo; seja umas horas, um dia, um final de semana - reveja seu armário. Tire tudo o que você tem de dentro, mas calma, não faça isso de uma vez só, tire por categorias: blusas, calças jeans, calças de tecido, camisas, vestidos, saias, shorts, macacão, macaquinho, sapatos sim e vale até acessórios. 1- você pode criar looks diferentes com essas peças, principalmente com as que você não usa há um tempo; 2- esse é o momento de avaliar o que ainda cabe ou não em você; 3- separe as peças que retirar do armário por categorias, como por: doação, sem utilidade - para casos de peças com desgaste e para vender, assim fica mais fácil de visualizar depois que for organizar novamente. Essa é uma prática que pode ser constante, você fazendo isso a cada 6 meses já adianta muito em rever o que você tem. Aqui se deixar eu faço todo mês e sempre sai algo. 


6. Cuidado com as liquidações

Depois da dica 5 e de ler o post você não precisa comprar tudo [ você já tem mais ou menos uma ideia do que poderá fazer] onde eu falei sobre o momento de liquidação e relatei algumas situações que as lojas fazem para nos chamar atenção. Por isso te digo, agora que você já fez aquela limpa no armário, renovou umas peças, separou outras para doação, tirou algumas para usar. Se for optar em comprar algo, faça uma lista do que você acha que precisa no momento [porque uma compra precisa ser uma NECESSIDADE  e não um DESEJO], faça uma pesquisa do preço anterior e do atual em liqui para comparar, pois nem todas as lojas colocam o "de - por" nas peças. Após isso coloque uma escala de prioridade. Eu sei que pode não funcionar muito, mas ajuda se você comprar algo que estava fora dela, ou se abusar das promôs. <3

* acredito que todo mundo tem uma 'wishlist' mesmo que mental, por isso a dica da lista pode ser constante, mas priorize sempre a sua necessidade e não uma satisfação momentânea.

Ser um consumidor consciente não é deixar de comprar, mas é comprar com cautela.
Espero que tenham curtido o post, se tiverem mais ideias, comentem aí, vou adorar saber.

Bjks. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário