31 de julho de 2017

ESCLARECENDO O VOCABULÁRIO

Tem se tornado cada vez mais comum aderirmos palavras em inglês ao nosso cotidiano, se isso já era normal, imagina agora com toda essa tecnologia em volta de nós?!

Mas o que acontece é que se a gente se depara com uma palavra em inglês desconhecida, o mínimo que fazemos é consultar o que significa, por isso depois de avistar as mais comuns no giro virtual, decidi fazer esse post pra ver se mais alguém anda encucado com alguma delas.


Acredito que por conta da globalização e do contato com produtos e culturas de outros países, a gente acabou acrescentando essas palavras ao nosso vocabulário. Palavras de comida se tornou extremamente natural usá-la sem perceber que se trata de um estrangeirismo. 
Mas nos casos abaixo são palavras que são de fato usadas com o significado real delas no inglês e que tem sido cada vez mais utilizadas para evitar a repetição do significado em português.
- Branding : são ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da percepção de seu consumidor em relação à sua empresa de forma positiva.
- Briefing : conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. É a base de um processo de planejamento, que ocorre muito entre publicitários e profissionais de comunicação e relações públicas.
- Brainstorming  é aquela tempestade cerebral ou chamada tempestade de ideia. Uma técnica usada para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo. E provavelmente, não importa a sua área de trabalho, você já passou por isso. 
- Benchmarking : tem como objetivo melhorar as funções e os processos da empresa. É um processo onde se pode comparar produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão de empresas. 
- Crowdsourcing : é uma espécie de terceirização coletiva. Um novo modelo de produção que se usa de conhecimentos coletivos e voluntários (de preferência recrutados online) para solucionar problemas do dia a dia, desenvolver novas tecnologias, criar conteúdo ou prover serviços.
- Coworking : é uma nova maneira utilizada por profissionais autônomos para solucionar o problema do isolamento do modelo de trabalho conhecido como home office. Esse novo modelo de trabalho, se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários os profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes.  
- Merchandising : é aquela técnica de planejamento e promoção de um produto, no local e tempo adequados.  Que pode ser dividido em dois grupos, o visual merchandising e o editorial merchandising.
- Networking : sabe quando você conhece novas pessoas, principalmente em situações de trabalho? O networking é isso, a capacidade de estabelecer uma rede de contatos profissional, uma conexão com alguém.
- Upcycling : é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Utiliza materiais no fim de vida útil na mesma forma que ele está no lixo para dar uma nova utilidade.


Há mais alguma outra palavra para acrescentar? Se conhecer, deixa aí nos comentários.

Bjks. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário