1 de abril de 2015

Uma droga chamada: estereótipos

Ok, você pode está aí do outro lado se perguntando "será que essa menina não tem nada pra fazer às 23:00?" e eu te respondo no maior amor, sério. Sim, eu tenho, tenho trabalho da faculdade de marketing pra fazer, tenho que estudar 3 capítulos de arquivística, tenho que estudar inglês, fazer exercícios de espanhol, tô pensando em qual exposição ir pra fazer um mero trabalho de gestão e ainda preciso fazer uma pesquisa sobre um futuro artigo que quero fazer, ah e claro, dormir, é óbvio.

Ufa, acabou! Quer dizer, acabou por enquanto, porque eu sei que tem coisa pra chuchu ainda pra vir, chamada, provas!

Se você caiu de paraquedas aqui neste blog que vos escrevo de vez em sempre, quase nunca. Eu explico. O BNP para todos, é um blog íntimo, pessoal e quase que um diário online e é por isso que na maioria das vezes de uns meses pra cá que só se ver textos aqui, textos pra lá e pra cá, por todos os lados, com pouca frequência, porque a preguiça de pensar, mas de vez em quando, quando o ticoteco decidi funcionar e me dá uns temas assim eu decido escrever e assim aconteceu com este.

Estudei sobre estereótipos semestre passado em Comportamento Organizacional e entre esse título haviam muitos outros, mas eu acho que de todos esse é o que mais faz parte do meu dia a dia e com certeza do seu. Abaixo a definição da palavra!

Fonte da foto: Matéria da exame abril

Segundo o significados.com.br.  Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Estereótipo significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc.

Ou seja, estereótipo é tudo o que falamos, pensamos e achamos em relação a uma pessoa quando acabamos de conhecê-la, não é verdade? Alias, até mesmo antes de conhecer. Nós humanos, temos a tendência de pré-achar algo antes de conhecer alguém. Mas o pior está quando conhecemos a pessoa e achamos que esta por ser incluir agora em uma classe social [não me refiro apenas na questão financeira] nunca passou por alguma situação complicada e difícil, sinto lhe informar, mas todo mundo já passou algum perrengue na vida.

Características são únicas, mas tendemos a nos confundir quando queremos classificá-las em alguém, ou seja, se você conhece uma pessoa bonita, bem cuidada, que trabalha, se esforça pra ter aquilo que quer, tem um lar estruturado, uma renda boa e tantas outras coisas que batalhamos ao longo da vida pra ter. O nosso pensamento instintivamente é de que essa pessoa não é filho de nordestino [ó o estereótipo se manifestando aqui de novo], pensamos que ela não veio de uma família que obtinha necessidades, que os pais ralavam pra lhe dar algo. 

É engraçado como é a vida, esse nosso pensamento é tão fútil e ainda brigo comigo mesma quando penso coisas do tipo.

O que me fez repensar esse tema foi por conta de uma outra aula da faculdade que envolvia comunicação organizacional. É engraçado como algumas pessoas se assustam quando digo que sou filha de nordestinos, que sou a única menina da família toda por parte de mãe e de pai que está no ensino superior, que pensa em fazer intercâmbio, que gosta de estudar, que não se contenta com pouco, que quer ter um lar e por aí vai. 

E também se torna estranho quando você fala que seu pai vende churrasco e você percebe olhos estranhos, acham que isso é feio, é ilícito, é vergonhoso. Pois digo que não é, alias, como namorado diz, vergonhoso é matar, roubar, pecar, alias isso tá na Bíblia, né!

As vezes fico me perguntando onde nós humanos vamos parar com esses nossos pensamentos. O mais assustador foi um descendente de italiano falar que da família toda ele foi o único que não passou fome. 

Sabe gente, é tudo estereotipagem, mesmo que não saibamos, mas é. Temos o hábito de conceituarmos algo ou alguém sempre, mas infelizmente não conhecemos o verdadeiramente para saber sua real identidade. 

Que sejamos mais pensantes, ao invés de vivermos na base de achismos de estereótipos. 

Beijos, boa noite. 
Obrigada por virem sempre que dá aqui, gente!

E pra quem ainda não me segue no insta, ó não perca mais tempo e siga o melhor insta do mundo, huahuahua [@camis_ooliveira]

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário