23 de setembro de 2014

O porquê que não faço Design de Moda.

Quem me conhece sabe que a minha relação com a moda é recente. Digo assim porque eu realmente só comecei a me vestir um pouco melhor de uns anos pra cá, eu diria que foi a partir de quando eu comecei a trabalhar, ou seja, há uns 2 anos e alguns meses.

Ainda que eu também reconheça que me visto bem, que tenho um estilo diferente, eu não me vejo fazendo Design de Moda e já explico o porque.

Meu estilo é variado, cara hora to com algo que dá uma pegada diferente e tem uma personalidade para aquilo que estou usando, eu já consegui transformar um vestido romântico em um look meio rock. E eu sinceramente gosto de fazer essas brincadeiras comigo mesma, exercitar minha criatividade me faz um bem danado, dar novas caras e formas e estilo pro look me faz ter uma sensação maravilhosa. Juro!

Mas daí que eu sempre escuto a incrível pergunta “por que então que você não faz Moda?” exatamente assim, e olha depois que entrei pra faculdade isso aumentou numa repercussão danada.

Como citei, entendo que eu me vista bem sim e que encontrei um estilo, mas que ainda não é definido como meu. Só que isso não é o suficiente para me fazer pagar quase um salário mínimo numa faculdade.

Fazer Design de Moda vai além do estilo próprio, das roupas compradas em lojas de marca/grife, vai além dos meus e dos seus garimpos em brechós, vai além do apego por peças exclusivas, vai além da sua criatividade, vai além da sua vontade de desenhar, vai além da sua imaginação. Existe um amor em toda profissão e eu não tenho por essa.

Eu admiro muito quem faz, até porque amigas minha fazem esse curso e algumas se formam final desse ano, mas eu vejo a dedicação louca pro tcc, o amor ao criar peças e looks completos em desenho, a forma como se empenham em ter uma criação e chamar de sua. Imagine eu, que repeti em desenho técnico quando estudava no Instituto Federal criando peças minha? Hahahaha, eu morro de rir com isso.

E por esse e outros motivos que não penso em fazer Design de Moda, é um amor e uma criatividade sem igual. Gente que planeja abrir sua própria loja, se imagina trabalhando como produtora de tal grife, de criadora não sei de onde, elas levam uma leveza danada, mesmo sabendo que nem sempre é uma área que dá certo, sabemos que no Brasil o mercado de trabalho pra área ainda não é tão ampliado como os outros e, isso dificulta mais ainda.

É claro que, eu penso em fazer um curso na área ao mais tardar, até porque a minha profissão exige um pouco do “se vestir bem”, da “classe”, da “etiqueta” e um curso de comportamento organizacional, de consultoria me ajudaria bastante, mas não só a mim. Muitas pessoas me pedem dicas e eu dou numa boa, repasso aquilo que aprendo em outros blogs e me faz um bem que vocês nem imaginam.

Mas enquanto eu não faço um cursinho qualquer desses que você aplica aos amigos, vou fazendo secretariado executivo mesmo, que é aquilo que eu amo de verdade!


Beijocas

4 comentários:

  1. Isso mesmo, Camila! O importante é fazer o que a gente gosta. E depois, a moda pode ser apenas um hobby que te faz bem. Não é preciso trabalhar na área para fazer algo que te agrade. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha <33
      é verdade, sempre ouvi isso, que para gostarmos de algo não é necessário trabalhar nessa área, imagina só, adoro pintar, mas eu sei que como artista seria um fracasso, rs.
      O trabalho vai além do gostar de fazer e sim o prazer pela profissão.

      Beijos, beijos <3

      Excluir
  2. Já passei por situação parecida. Eu até gosto muito de moda, mas não sei se me dedicaria tanto se fosse minha profissão. Acho que a gente deve seguir fazendo o que ama e ao longo da estrada se divertindo com moda, até quem sabe pintar a oportunidade, chegar a hora certa de levar mais a sério ou um grande amor desabrochar?

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray amiga linda, que saudades! <3
      É verdade, até porque você é a minha grande musa inspiração por eu me vestir um pouco melhor do que há 5/6 anos atras. Talvez não precisaria do curso de design de moda em si, mas que cê tem uma carinha de personal, aaaah isso tem sim senhora.
      Vai que essa semente desabrocha um dia? TOMARA QUE SIM, <33
      Beijocas!

      Excluir