28 de maio de 2014

Curiosidades: mitos de inverno.


Olá meninas. Sim eu ainda estou viva e vocês não vão se livrar de mim nem tão cedo, HAHAHA!

Hoje eu trouxe algumas curiosidades referente ao inverno que eu já percebi que a maioria das pessoas têm, principalmente as mulheres.

Eu sei que o inverno ainda não chegou, segundo o calendário <fonte>, só que ele está mais próximo do que imaginamos e a prova disso é de que as temperaturas tem estado amenas nos últimos dias, a chuva tem caído com vontade e as noites apesar de ser outono tem sido mais fria que o normal. Há um bom tempo que eu não sinto aquele calor horroroso que costuma fazer aqui no RJ. E ainda que o sol apareça os dias tem sido agradáveis, mas hoje infelizmente veio a chuva, trazendo a crise da minha alergia e aquela gripe bem chata, mas vamos deixar tudo isso de lado e vê quais são essas curiosidades que nos maltrata quando o querido inverno chega, mas dessa vez vocês estarão mais cientes do que é verdade ou mito.

1- A pele fica mais ressecada?
Sim. As glândulas que produzem a oleosidade na pele (sebáceas) são removidas durante o banho quente. Isso facilita que a água evapore da epiderme.

2- Sentimos mais sonos no inverno?
Sim. No inverno, a produção do hormônio melatonina, ligado ao sono e estimulada pela escuridão aumenta por conta dos dias mais curtos. É o excesso de melatonina que aumenta a vontade de dormir.

3- Por que temos mais vontade de comer no inverno?
Nosso corpo precisa manter a temperatura constante. No inverno, perdemos calor para o ambiente externo. Por conta disso, o organismo precisa de mais calorias para manter-se aquecido, o que aumenta o apetite.

4- Fazemos mais xixi no inverno?
Sim. Como transpiramos menos no inverno, o rim e a bexiga precisam trabalhar mais para eliminar os líquidos do corpo. Logo, a urina aumenta.

5- Frio dá dor de cabeça?
Sim, o frio estimula dois tipos de dor de cabeça. Em uma delas, o nervo trigêmeo, responsável pelas sensações de todo o rosto, garganta e pescoço, é estimulado pelo frio e causa uma dor aguda e breve na cabeça. Em outra, também por causa do frio, os vãos sanguíneos tendem a se contrair, o que leva a redução do oxigênio na cabeça e a uma dor difusa, principalmente no fim do dia.

6- Bebidas alcoólicas aquecem?
Não completamente. Assim que bebemos algo alcoólico, o fluxo sanguíneo aumenta por conta da vasodilatação que corpo sofre quando o álcool circula pelas veias. Mas a sensação passa depressa.

7- Pessoas mais gordinhas sentem menos frio que as magrinhas?
Sim. Isso acontece porque os gordinhos tem uma camada adiposa maior que as pessoas magras, o que ajuda a reter o calor do corpo.

8- O inverno, o clima fica mais seco. Colocar baldes de água pela casa realmente funciona?
Mito. Na verdade, a utilização de baldes ou toalhas molhadas no interior de residências surte pouco efeito no aumento da umidade do ar, uma vez que a evaporação é lenta. O uso de vaporizadores ou mesmo de água quente do chuveiro é mais indicado. 

9- Tomar sorvete realmente dá dor de garganta?
Mito. Algumas pessoas, devido à sensibilidade maior que apresentam, podem sentir dor após a exposição a alimentos frios, mas os verdadeiros motivos são desconhecidos.

10- A vitamina C durante o inverno realmente diminui o risco de gripe?
Mito. Embora seja uma crença popular, não há comprovação científica de que a vitamina C seja capaz de reduzir a ocorrência de gripes e resfriados.


E você tem alguma curiosidade sobre o inverno pra dividir conosco?

Deixa ai nos comentários! :)

Beijos e até!

Com amor, Camis!

4 comentários:

  1. Sono e fome sinto sempre, o dia inteiro, já estou até imaginando quando chegar o inverno ): haha. Tem também os cuidados com os cabelos, K, a oleosidade e caspas que tendem a aumentar por causa do choque térmico do banho quente com o tempo frio e a falta de hidratação! Tento ao máximo evitar o banho quente no inverno, principalmente porque o banho gelado desperta o sono rsrs.

    Beijos, G. Chevalier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça!
      Essa parte do sono e fome fazem parte da minha vida todos os dias. Essa eu não sabia -sobre as caspas-, eu ultimamente tenho tomado muito banho quente, mesmo sabendo que faz mal pra pele e pro cabelo, mas como ando muito estressada ele é a unica coisa que me relaxa quando chego em casa!

      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei o post! Aprendi várias coisas legais! E sim, eu sinto muuuuita fome e sono no inverno! Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Carla!
      Também sinto fome e brigo diariamente com o sono, já que ele não larga de mim e me faz acordar tarde todo dia! :/

      Bjs

      Excluir