2 de setembro de 2015

A linguagem do amor.



Olá galera, tem alguém vivo por aí? Eu espero de fato que tenha pelo menos um sim! :)
Eu sumi daqui e já tem um bom tempo. O fato é que eu tenho tido bloqueio da escrita, além de não surgir temas legais e interessantes que eu possa trazer pra cá como antes, os que me aparecem eu não consigo desenvolvê-los, mas nada como empurrar e tomar as rédeas para de fato tentar escrever algo que seja produtivo para vida de todos.

Como alguns já sabem, há quase um ano estou namorando e antes disso acontecer eu ficava pensando em como era possível existir amor por tanto tempo ainda mais na minha vida, já que eu sempre cansei das coisas facilmente, alias, não é que eu cansava rápido demais, mas eu enjoava muito rápido e isso fazia com que eu não parasse quieta com nada, nem com namorado diga-se de passagem.

E depois de tanto ler sobre o amor em relacionamento, fiquei pensando sobre isso e aqui nos trago a quem interessar.

Penso eu que, além do amor ser um Dom de Deus é algo tão bonito de se viver que é incansável depois que você encontra o verdadeiro amor aqui na Terra.

Em diversos versículos da Bíblia podemos encontrar sobre o amor do Pai, tanto é que os dois versículos primordiais falam sobre amor:

 "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."
Marcos 12:30,31


Entendo que em muitos casos é extremamente difícil amar alguém que é diferente da gente, amar aquele que comete erros conosco, que destrói o que Deus constrói, que te julga, que te humilha em tantas outras coisas. Mas eu acho que é exatamente por isso que Cristo nos deixou esses dois mandamentos de amar uns aos outros. 

A linguagem do amor não são flores, é um vivência diária. Há desentendimentos, porque ambos sempre veem algumas coisas de formas bem diferentes, mas isso não impede de que o respeito esteja ali. 

O amor em um relacionamento entre um homem e uma mulher precisa andar lado a lado com a atenção, o carinho, o prazer, o desejo de ter o outro, a conversa, o abraço, o dividir, o sonhar, o planejar, o caminhar, a oração, a cumplicidade, o estudo bíblico e todas as outras coisas que compõe um relacionamento saudável. O prazer que digo não é o sexual, mas o prazer de ter a pessoa ao lado, o prazer de saber que a pessoa que estar ali foi separada pra estar com você e de fato ela escolheu andar junto e melhor que isso, escolheu sonhar junto com você e melhor ainda, realizar esses sonhos.

Há uns meses eu li um livro chamado As cinco linguagens do amor do Gary Chapman, ele é um pastor americano, voltado para a área de família e relacionamentos, é como se fosse o brasileiro Cláudio Duarte, só que de forma séria, rs. Em seu livro, que nessa versão é voltado para casais, casados (e eu não sabia), ele cita as 5 linguagens que todo casal tem, uns precisam de uma linguagem específica e outros de outra, elas são: 

  • Palavras de afirmação: que seria você elogiar a pessoa amada quando ela faz algo pra lhe agradar, seja consertando algo em casa, seja lhe ajudando com algo que tem dificuldade, invés de dizer que não faz mais que a obrigação, por que não elogiar de forma que a pessoa se sinta feliz e possa fazer isso mais vezes?
  • Qualidade de tempo: é dedicar tempo exclusivo pra aquela pessoa. As vezes achamos que somente dar alguns minutos de atenção é o suficiente, mas existem pessoas que precisam mais do que meia hora de atenção. E isso é real.
  • Presentes: Sim, minha gente. Existem pessoas que a sua língua primordial é essa, ganhar presentes toda semana, todo dia, todo mês, se deixar sempre. E não há nada demais nisso, apenas é uma necessidade que a pessoa tem.
  • Toque físico: todo casal, casado, tem esses momentos mais íntimos, mas segundos estudos, os homens precisam de mais atenção neste item, mas há alguns casos em que mulheres também precisam. O que precisam saber é como farão para não cair na rotina, para serem surpreendidos e tudo mais. Gente, não sou casada, portanto não dá pra falar muita coisa né, UHHUAHUAHAHAHUAHU.
  • Atos de servir: esse item são para pessoas que tem a necessidade de que o cônjuge lhe faça algo, lhe ajude com algo dentro de casa, seja lavando a louça da janta, arrumando a mochila das crianças, fazendo o almoço e por aí vai. A linguagem é: não fique parado, faça alguma coisa, rs. 
Todos esses itens também estão em um livro para solteiros, cujo eu ainda não li, ou seja, estou curiosa para saber a versão da linguagem desses itens para o amor dos solteiros, que é o que mais me interessa.

O fato é que assim como a linguagem do amor é diferente de casal pra casal, ela varia de cônjuge para cônjuge também e só você poderá entender qual é a linguagem do seu. Por que isso é bom? Porque assim você compreende qual é a necessidade que a pessoa que estar com você tem e trabalhando juntos poderá um ajudar ao outro em amor.

Segue um trecho sobre relacionamento retirado de um livro que estou lendo no momento chamado: A fé na era do ceticismo de Timothy Keller.

“Um dos princípios do amor – seja ele a base de uma amizade ou de uma relação romântica – é a necessidade de abrir mão da independência para alcançar uma intimidade maior. Se você deseja as “liberdades” do amor – a realização, a segurança e a sensação de dignidade que ele traz -, terá de limitar sua liberdade de varias maneiras.(...) Para desfrutar da felicidade e da liberdade do amor, é preciso abrir mão da autonomia individual. (...)E liberdade não significa ausência de limitações e restrições, mas a descoberta das limitações e restrições certas, aquelas que se encaixam em nossa natureza e nos libertam. Para que uma relação afetiva seja saudável, é preciso que haja perda mútua de independência. Não pode existir mão única. Ambos os lados têm de dizer ao outro: “Vou me adaptar a você. Vou mudar por sua causa. “Vou servi-lo, mesmo que isso signifique sacrifício pra mim”. Se somente um lado fizer sacrifícios e concessões e o outro apenas exigir e receber, o relacionamento será de exploração e haverá de oprimir e distorcer a vida de ambos.”


Espero que tenham gostado. Se sim, já sabe, deixa aquela motivação aí nos comentários, galera.

Beijos, em amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário