13 de abril de 2014

Emoção x razão.

Cá estou eu, escrevendo esse texto de madrugada e tentando entender o que se passa aqui dentro de mim, ando confusa e sobrecarregada de responsabilidades, não achava que fosse tão duro ser gente grande, ter conta pra pagar, resolver pepinos em banco, coordenar vida profissional, conciliar a pessoal com o trabalho, enfim, tá  sendo tudo muito corrido e eu odeio correr.

A faculdade tem me consumido madrugadas, quem me dera se eu voltasse a dormir antes das 11 horas, agora ir dormir às 2 horas é pouco, fora que tenho que acordar as 6, mas dá preguiça, enrolo na cama até às 7 e fico atrasada, pronto, corri de novo.

Tudo nessa vida tem um lado negativo e positivo, eu fico cansada, fico estressada, de mau humor e o pior é que tudo isso afeta a minha roupa, tem dias que saio de casa com a cara amassada, de qualquer jeito e sem sorriso, ô sofrimento.

Enfim, o que quero dizer é que apesar de todo esse cansaço, o curso tem me ensinando muitas coisas. Há uma matéria chamada seminário de gestão, entendo agora que é uma disciplina onde você aprende a se apresentar em público, a se expressar melhor, a ter uma coordenação e disciplina na gestão da empresa em que for trabalhar e te faz perder um pouco da timidez e nervosismo. Em uma das aulas do Professor Carlos, aprendemos sobre algumas inteligências que o ser humano possui, porque todos nós possuímos estes oito tipos, mas não somos bons em todas.

Para vocês entenderem melhor, estas são as inteligências: * lógica – voltada para conclusões baseadas em dados númericos e na razão. *linguistica -  capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. *corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. *naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza. *intrapessoal –possuem a capacidade do autoconhecimento. Já a *interpessoal – possui facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. *espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. *musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.  

Sendo que a inteligência intrapessoal e interpessoal faz parte da inteligência emocional, ou seja, uma tem relação com a outra. A emocional é a junção dessas duas que cria esse impacto de ter um relacionamento consigo e com outros.

Eu me matei legal para apresentar um seminário com esse tema, dei minha vida praticamente, ia dormir por dias seguidos de madrugada, não foi fácil, mas acho que a nota vai ser boa.

Mas o que me chama atenção é a palavra emocional. Sim, eu falei sobre o trabalho da faculdade (um modo de desabafar até chegar aqui) para citar o que há aqui dentro.

Não sei se isso acontece somente com o sexo feminino. Por que nos cobramos tanto? Por que imaginamos o que não é pra ser imaginado? Por que temos que dá ouvidos ao que os outros falam? Por que temos que ser tão emocionais? Por quê?

Sabemos que temos um lado emocional e racional no cérebro, mas insistimos na maioria das vezes em colocar a parte da emoção para trabalhar e esquecemos da razão. Ela está ali, gritando e pedindo pra você escolhe-lá.

Escolhemos a parte do nosso emocional para exercitar, porque é mais fácil, mas a consequência de um deslize é quase fatal, não é drama, mas a nossa emoção é sem defesa, logo quando a machucamos a ferida demora para se cicatrizar. A razão é “papum”, é o dito e feito, é o não ou o sim.

Digo isto porque ando em um momento emocional demais e quero exercitar em algumas momentos a minha razão. Deixar o nosso eu de lado algumas vezes faz parte do crescimento, precisamos errar para crescer mais forte. Penso que a emoção só traz crescimento, mas não nos amadureci, já a razão por ser dura já nos torna mais pensantes, não que não sejamos, mas conseguimos ser melhores.

Por fim, ainda que seja muito difícil raciocinar antes de fazer, é melhor aprender a pensar mais e fazer as tarefas e escolhas com mais exatidão e facilidade, tentar não errar e crescer se torna um aprendizado que podemos ir desenvolvendo ao longo da vida.

Finalizo dizendo que as aulas tem sido bem cansativas, mas tenho aprendido tanto que espero conseguir postar aqui para transmitir pra vocês esse aprendizado novo na minha vida.




Beijos, com amor, Camis! 

6 comentários:

  1. Camis,
    primeiro: que amor te achar sem querer nos meus referenciais e chegar aqui e ver o nomezinho do DP na sua lateral como indicação. Você é uma fofa, muito obrigada! <3
    Agora em relação a esse belo texto de desabafo, eu te entendo, guria!
    Período passado na faculdade pra mim foi péssimo, cobranças e correria me deram uma baita baixa de astral e acabou comigo. Precisamos mesmo de um tempo para nós e assim, nos recuperarmos. Mas tenha pensamento positivo sempre!
    Você vai arrasar!
    hahaha
    super beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Crystal, que amor você por aqui, não tenho ideia de como veio parar no BNP, mas fico feliz porque está aqui e porque viu teu blog lindo ali do ladinho! <33
      Em relação a faculdade, tá tenso mesmo, primeiro período e eu ando sendo cobrada por mim mesma o tempo todo, o sono e o cansaço vão dando uma baixo astral danado. Vou aproveitar esse feriado lindo pra descansar e colocar o pé no chão, esfriar a cabeça e não me cobra tanto, apensar pra relaxar!

      Obrigada pela força, volte sempre. Beijos! :)

      Excluir
  2. Camila, adorei a reflexão! Equilibrar emoção e razão nunca é fácil, mas acredito que precisamos das duas para viver bem. O problema é conseguir distinguir qual delas seguir antes de tomar certas decisões. Beijos e boa páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Carla, e é isso que mais tem pesado, saber equilibrar e saber em qual hora usar cada uma, é muito complicado ficar pensando muito se você precisar usar o lado emocional ou o racional, mas com o tempo as escolhas vão se ajeitando! :)
      Tive uma boa páscoa e espero que tu também, beijinhos de chocolate, porque mais um pouquinho não faz mal a ninguém! :)

      Excluir
  3. Ei Camila, navegando pela internet cai aqui e adorei o texto! Tem tudo a ver com um momento que tava vivendo dias atrás, super me cobrando e questionando um monte de coisas... e sabe o que aconteceu? Deus me deu uma prova de que eu tava no caminho certo e devia continuar seguindo meu coração... Por isso acho tão importante trabalhar o autoconhecimento pra tentar encontrar um equilíbrio entre todas essas coisas, sabe?
    Com certeza você também vai conseguir ver o caminho por onde continuar seguindo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Talita, que bom que caiu aqui, rs! É incrível como Deus sempre nos responde e isso nos conforta, nos alivia e é tão bom!
      Agora com a faculdade trabalhar esse autoconhecimento se torna essencial pra minha vida pessoal e profissional, por isso que as vezes é difícil escolher o que seguir, mas assim como você disse com certeza irei achar um caminho para saber qual seguir!

      Beijos e volte sempre, tá?! :)

      Excluir