20 de agosto de 2013

Sobre: auto estima.


 Era uma quinta à noite. Ah, foi até no dia dos solteiros, lembra? Pois é, eu lembro.

Estávamos numa roda, totalmente entre amigas, eu era uma intrusa no meio das universitárias de moda. Algumas solteiras, outras namorando, casadas, enroladas mais que o meu cabelo até. Conversávamos sobre tudo, até que o assunto sobre homem acabou, alias, acabou não, só deu uma pequena trégua, porque assunto como esse  nunca acaba definitivamente em uma roda de conversa feminina, é sério.

Por fim, entramos num assunto de auto-estima, tanta coisa passou pela minha cabeça. Mas antes de entrar em detalhes do que rolou sobre esse assunto, me deixa contar um pouco da minha vida chata e parada pra vocês.

Desde que me conheço por gente nunca fui uma criança/menina/mulher conforme o padrão de beleza brasileiro, é que assim, tenho lá pra mais de 100 cm de quadril e mais de 90 cm de busto e mais ou menos  80 cm de cintura [acredite se quiser], com certeza já passei por um momento mais magra, alias acho que toda criança já viveu nem que seja um mês de magreza. 

Eu quando era mais nova tinha facilidade em emagrecer e de engordar, vivi por um bom tempo sob o efeito sanfona, engorda, emagrece, engorda e emagrece e assim aconteceu até eu completar meus 18 anos em junho/12.

A partir daí comecei a querer emagrecer definitivamente, porque eu queria/quero atingir o meu peso ideal, mas nem tudo são flores e eu não consegui até agora. Percebi com o tempo que o meu caso de não consegui emagrecer não é por causa da minha má alimentação, é claro que isso colabora para o aumento de gordura no corpo da menina, MAS descobri que sofro desde sempre pelo transtorno da ansiedade, sou alguém muito ansiosa. Antes mesmo de planejar e fazer acontecer já estou ansiosa para saber de um resultado que está totalmente longe de ser visualizado.

Foi ai que eu percebi que não adiantaria eu tentar emagrecer se não controlasse esse meu lado emocional juntamente com tantos outros. Daí, você pode me perguntar, mas K. Por que você ta falando isso pra gente? Porque por um bom tempo sofri com o problema da não aceitação do meu próprio corpo. Posso até ter os “atributos” da mulher brasileira, mas de vez em quando isso é bem desconfortável, viu homem?! Ser assediada o tempo todo, por algo que você tem, sem um pingo de respeito é bem ruim.

Passei por uma fase do cabelo liso e magra, só que agora eu estou numa fase dos cachos e gordinha, quanto aos cachos eu pretendo continuar, mas quanto ao meu peso? É claro que eu quero mudar, mudar minha alimentação, entrar pra academia, correr atrás e realizar objetivos pessoais, mas olha nada disso acontece de um dia pro outro não, sabia!? E é por isso que quero planejar tudo.

O meu problema da não aceitação veio pela rejeição de não fazer parte do padrão, eu diria carioca. Sempre tive amigas magras, sem contar as mulheres com suas pernas malhadas, saradas e torneadas, com cabelos alisados vez ou outra uma loira ou morena, cabelo escorrido com uma franja na altura do queixo, fora aquela bunda super fixada dentro da calça legging de correr na esteira e de levantar peso sem medo. Te digo isto, porque é isso que a maioria dos homens procuram, boa imagem e pouco conteúdo, sim é um pouco clichê essa frase, mas infelizmente é a verdade.

Conforme fui ficando solteira, uma vez por opção, outras porque realmente não aparecia ninguém além de querer coxa e bunda. Voltando a minha solteirice, sempre achei que estivesse solteira por causa do meu peso, só que não é, sabe por quê? Porque a minha auto estima [* Característica de uma pessoa que valoriza a si mesma, dando-lhe a possibilidade de agir, pensar e exprimir opiniões de maneira confiante.] está lá em cima, to bem comigo mesma, trabalho, a faculdade eu começo ano que vem, sou independente, saio e entro em casa quando quero, mesmo morando com os meus pais tenho uma certa liberdade pra fazer o que quero, claro que dentro dos limites. E sempre lamento muito por homens que em pleno século XXI procuram mulheres que passam horas na academia para serem chamadas de gostosas, nada contra as gostosas de plantão, mas acho que vocês estão entendendo bem o que quero dizer.

Dito isto, volto a parte da roda da conversa feminina, uma das que estavam sentada soltou que também já sofreu da não aceitação, do seu corpo e dentre outras coisas. [eu: - Sou hereditária de metabolismo gordinho gente, não adianta, pra ter um corpo magroooo só cirurgia e olhe lá, eu me amo, amo minhas pernas, boca, sorriso, barriga, mas com moderação e certas coisas serão corrigidas com o tempo.]

Sobre a auto-estima e do se aceitar, acho que nós mulheres temos que parar um pouco de se preocupar com o que o outro vai pensar, falar ou qualquer outra coisa. Ora bolas, você que vive e sabe bem o porquê que não faz parte do universo panicat, seu metabolismo não vai ser desenvolvido para ser como uma modelo da vida. O jeito é se aceitar, é comer uma fatia de torta de maracujá sem medo, sem culpa do que o outro vai falar, das calorias que vão citar.

Porque o se aceitar vai além de se conformar, é você se planejar e perceber que pode sim se cuidar. Cada um pode cuidar de si com moderação sim gente, é só querer. Você não pode culpar por toda a vida por não ser magra, por ter um cabelo liso ou ser dona de um mega par de olhos claros, fomos feitos assim pelo Criador e acho que se você for reclamar com ele de nada vai adiantar.

Hoje em dia eu me amo, de verdade. Amo meu cabelo, reconheço que extrapolei o meu peso, mas não que uma academia não resolva. Se amar vai além de querer que o outro te ame, é viver pra si para depois se entregar a alguém seja de qualquer forma, é pensar que somos assim, mas que é bom ser diferente.

Não vou negar que não gosto quando soltam um “você está ótima assim”, mesmo você sabendo e achando que não estar ou “nossa, que gostosa”, de vez em quando isso faz bem pro ego da mulher, mas não é sempre. Mas sinceramente, mais vale ser elogiada pela minha beleza natural, exterior e inteligência do que por um par de bundas no lugar sem celulites e estrias.

Se alguém tentar te por pra baixo, negue pra si quantas vezes quiser, você é linda e pode muito mais. Se aceitar vai muito além daquilo que ouvimos por ai, é viver um dia após o outro reconhecendo que errou, que pode melhorar e corrigir os erros. 

6 comentários:

  1. K. a questão da auto estima é sempre um conjunto de variáveis; acho invejável *se é que essa palavra possa ter algum significado bom, é que eu não acho nenhuma outra agora* se aceitar do jeito que é. Sou oficialmente magra, em todas as suas vertentes: visto 36, busto e quadril pequenos, cintura menor ainda e não estou de acordo com a imagem que vejo no espelho, nunca estive. Quando criança, meus cachos dourados *sonho de toda a mãe* me desanimavam, até que o cabelo começou a alisar sozinho e eu dei uma ajuda com a cor, meu cabelo vive em constante mudança desde os meus 12 anos, pois é a parte mais fácil de se mudar. Acho lindo quem se ama do jeito que é e quem não deixa de lado a saúde, hoje, você conquistou ainda mais a minha admiração ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juh, acho teu estilo demais pra mim e a tua coragem de mudar o cabelo constantemente? Minha admiração total. Eu não tenho coragem.
      Por isso que fiz esse post, acho que se amar e se aceitar do jeito que é vai além de tudo, sabe? Ninguém se ama pelo o que ver no espelho, é claro que ajuda, mas você tem que se amar pelo o que se é como pessoa e você é linda por dentro e por fora. Ió obrigada pelo carinho ♥

      Excluir
  2. Acho que você está bem do jeito que está! Não podemos nunca nos prender ao que fomos ou ao que queremos ser no futuro. Um dia é de cada vez... há coisas ao nosso alcance, como levar uma vida mais saudável, mas tudo dentro dos nossos limites. A beleza e o bem estar não podem ser obrigatórios, senão perdem todo o sentido.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, particularmente eu também que estou bem do jeito que estou, mas infelizmente a balança e os exames médicos não dizem o mesmo :/. Agora o jeito é amenizar as gorduras para que a minha saúde fique bem junto com a beleza e o bem estar que tenho.
      Obrigada por comentar, viu?! Beijos ♥

      Excluir
  3. Sofro muito com a ansiedade e sei como isso é complicado! Quanto a questão da auto estima, estou aprendendo a me amar do jeito que sou. Tenho 19 anos (20 daqui a 11 dias), sou magricela, cara de 15 -pelo menos é o que dizem e corpo de 12, talvez. Não tenho tendência para engordar, então sempre fui magrinha, já sofri muito com diversos apelidos ( palito de fósforo, agulha com cara de bolacha, canela seca, e ai sucessivamente), só que a alguns meses atrás, em março para ser mais específica, comecei a trabalhar e no trabalho exigia maquiagem e cabelo solto - não era fã de maquiagem, tinha preguiça e só usava o cabelo preso, apesar de que nesse período ele era longo e cacheado. Fui obrigada a usar maquiagem e o cabelo solto, aos poucos fui amando meus cachos e quanto a maquiagem? Bem, prefiro natural. Quando chegava em casa que tirava o make e me olhava no espelho me achava muito mais linda. Não estou mais trabalhando, hoje estou com o cabelo curto (fiz merda, mas aprendi com o erro), porém não pretendo cortá-lo mais, e quanto ao meu corpo magricelo, comecei a aceitá-lo, afinal Deus me fez assim. Acho linda essas meninas "turbinadas", com cabelo escorrido, seios fartos, enfim... Mas acho mais lindo ainda quem se aceita do jeito que é, claro, que com saúde. Já cheguei a pensar que estou solteira porque não tenho o "padrão" estabelecido pelas revistas e o padrão que os homens procuram, mas me ensinaram que um homem de verdade vai me amar pelo o que eu sou, pela minha essência, minha verdade, minha inteligência, enfim, pelo que eu sou interiormente e não apenas pelo que mostra o meu exterior. E K, você é linda, acompanho seu blog a um bom tempo, você tem um sorriso encantador, seus cachos são lindos, você é toda linda e o principal, você mostra ser muito mais linda por dentro. Continue cuidando da sua saúde e seja feliz! (escrevi demais rsrs')
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. G. Chevalier.
      Quando ainda mais nova, achava que não tenho namorado porque estou sim fora dos padrões de beleza, mas a gente tem que se amar sempre e em primeiro lugar, viu? E sim, sempre me disseram que quem ama a gente, ama pelo o que a gente é por dentro, porque o por fora só ajuda a disfarçar algumas coisas. Se aceitar é a maior prova de que você sempre vai estar bem consigo mesma.
      Quanto ao meu sorriso eu sempre amei, agora quanto ao meu cabelo... Vish, ele já foi de mal a pior, mas eu comecei a cuidar para que pudesse amá-lo também. Ió se ame sempre mesmo, faz bem pra gente se sentir sempre ama e bem cuidada por quem quer que seja. Obrigada pelo carinho e volte sempre! ♥

      Excluir